segunda-feira, setembro 17, 2007

BES - "ASSALTO À MÃO ARMADA"


O BES- Banco Espírito Santo, até agora um Banco simpático, porquanto era das instituições bancárias que menos carregava nas taxas sobre serviços resolveu adoptar uma nova política de preços a aplicar sobre alguns dos seus serviços, criando inclusivé taxas para "serviços" que eram até agora gratuitos.
Mas fê-lo sem previamente avisar os seus clientes ou pelo menos alguns deles. É óbvio que o BES operando num mercado livre e concorrencial tem toda a liberdade para o fazer, contudo parece perfeitamente desajustado nos dias de hoje, principalmente quando a banca estrangeira nomeadamente a espanhola "ataca" no mercado nacional, exactamente com argumentos de índole contrária, ou seja cada vez mais fazem desaparecer esse tipo de taxas.
A não ser que os lucros andem tão por baixo este ano que seja necessário os portugueses, individuais e empresas, pagarem mais por serviços normais nos dias de hoje. ou será para sustentar a factura do futebol?
Seja qual for a razão, o certo é que estas novas taxas são no mínimo "abusivas" ainda por cima sem prévio aviso.
Para terminar só um exemplo:
Se uma conta de um cliente empresa, e aqui falo de pequenas empresas, apresentar um saldo contabilístico suficiente para pagar um cheque, mas por razões mais que normais e habituais nos tempos que correm esse saldo não estiver integralmente disponível o banco paga, como já pagava, o cheque mas cobra a "módica" quantia de 25,00€ acrecido de 1,00€ para o Estado em virtude do Imposto de selo sobre o valor da taxa / comissão.
Ao que este país chegou! Às vezes penso que estamos a precisar de fazer outro 25 Abril!

1 Comentários:

Às 11:01 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Realmente o 25 de Abril está por cumprir em muitos aspectos. E um deles é exactamente o que diz respeito aos operadores económicos que não aprenderam nada com a "Revolução"!
Hoje têm mais regalias, menos fiscalização e são useiros e vezeiros em "sacar". Oxalá não venham a ser os carrascos deles próprios! E viva o 25 de Abril, SEMPRE!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial