DEMOCRACIA INTERNA NO PS
Na última semana falou-se muito em Democracia interna no seio do Partido Socialista, a propósito do artigo de opinião de Manuel Alegre no jornal "Público".
Sempre tive uma grande admiração pela obra poética e literária do meu camarada Manuel Alegre para além de um grande respeito pelo seu passado de lutador anti fascista.
Já o mesmo não posso afirmar acerca das últimas posições por ele tomadas a nível político-partidário, nomeadamente a sua candidatura às eleições presidenciais e agora esta tomada de posição pública num artigo de opinião. A liberdade de expressão está aí! Cada um é livre de se expressar da forma e no conteúdo que considera mais relevante para a verdade e para a afirmação das suas convicções. No entanto essa liberdade implica também a capacidade de saber ser criticado. A verdade não tem dono. A verdade de uns pode não ser a verdade de outros. É na conjugação de verdades diferentes que poderemos encontrar aquilo que estará mais perto realmente da verdade.
Para além do mais, Manuel Alegre há muito que se demitiu dos seus direitos e simultaneamente deveres de travar uma discussão democrática no seio dos órgãos próprios do Partido nomeadamente no grupo parlamentar do PS. Esta demissão retira-lhe autoridade moral para de quando em vez vir a público abanar o espectro da falta de democracia interna do PS ou mesmo algum défice democrático na sociedade portuguesa.
Só não fala quem não quer. Felizmente que essa dificuldade ou mesmo impossibilidade de exprimir as nossas ideias políticas ou outras há muito que deixaram de existir. Foi esta aliás, a grande vitória se Abril. Hoje contrariamente a ontem as novas tecnologias abrem novos caminhos para a liberdade de expressão, restringindo as hipóteses de amordaçar a liberdade de expressão, seja ela na sociedade portuguesa seja no seio do Partido Socialista, que tem sabido ao longo da História dos últimos trinta e três anos valorizado e defendido essa mesma liberdade.
1 Comentários:
O Manel é o maior! Com um passado político como o dele, tem autoridade moral para fazer e escrever o que bem lhe apetecer!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial