segunda-feira, setembro 17, 2007

BES - "ASSALTO À MÃO ARMADA"


O BES- Banco Espírito Santo, até agora um Banco simpático, porquanto era das instituições bancárias que menos carregava nas taxas sobre serviços resolveu adoptar uma nova política de preços a aplicar sobre alguns dos seus serviços, criando inclusivé taxas para "serviços" que eram até agora gratuitos.
Mas fê-lo sem previamente avisar os seus clientes ou pelo menos alguns deles. É óbvio que o BES operando num mercado livre e concorrencial tem toda a liberdade para o fazer, contudo parece perfeitamente desajustado nos dias de hoje, principalmente quando a banca estrangeira nomeadamente a espanhola "ataca" no mercado nacional, exactamente com argumentos de índole contrária, ou seja cada vez mais fazem desaparecer esse tipo de taxas.
A não ser que os lucros andem tão por baixo este ano que seja necessário os portugueses, individuais e empresas, pagarem mais por serviços normais nos dias de hoje. ou será para sustentar a factura do futebol?
Seja qual for a razão, o certo é que estas novas taxas são no mínimo "abusivas" ainda por cima sem prévio aviso.
Para terminar só um exemplo:
Se uma conta de um cliente empresa, e aqui falo de pequenas empresas, apresentar um saldo contabilístico suficiente para pagar um cheque, mas por razões mais que normais e habituais nos tempos que correm esse saldo não estiver integralmente disponível o banco paga, como já pagava, o cheque mas cobra a "módica" quantia de 25,00€ acrecido de 1,00€ para o Estado em virtude do Imposto de selo sobre o valor da taxa / comissão.
Ao que este país chegou! Às vezes penso que estamos a precisar de fazer outro 25 Abril!

domingo, setembro 16, 2007

POLÍTICA NACIONAL

A vida política nacional continua perfeitamente pacífica, chegando mesmo ao ponto de o líder da maior central sindical afirmar que a não haver alteração nos comportamentos e estratégia das oposições, José Sócrates já ter ganho as eleições de 2009. Esta afirmação, vinda de quem vem, parece um pouco estranha mas parece conresponder ao sentimento generalizado da população e a grande parte das opiniões dos analistas políticos. Realmente com a luta intestina, para a liderança do PSD, entre Marques Mendes e Menezes, toda e qualquer oposição eficaz contra o governo não passa de uma miragem.
Entretanto com mais ou menos impacto o Governo de José Sócrates parece caminhar no bom caminho, contibuindo para isso, os bons resultados da máquina fiscal, ao ponto de o Ministro Teixeira dos Santos ter recebido um forte elogio em relação às medidas implementadas que vão permitir já este ano um défice inferior a 3%, o que é aliás um desempenho notável. Resta saber se estes magníficos resultados estão ser conseguidos de uma forma consistente, para que não voltemos atrás nos anos mais próximos! Para bem do país e dos portugueses!

"OS LOBOS" NO MUNDIAL DE RUGBY


Está a decorrer o Mundial de Rugby em França, com a participação da Selecção Nacional de Portugal, a primeira selecção amadora alguma vez presente num Mundial da modalidade. Esta presença inédita, já por si um feito deveras importante, tem sido complementado com uma postura em campo nos dois primeiros jogos muito empenhada e merecedora dos maiores elogios quer do público quer de alguns responsáveis por outras selecções, tendo mesmo tido o privilégio da presença dos jogadores neozelandeses no balneário português, após o jogo entre ambas as selecções para uma confratenização inédita neste tipo de eventos.

Força Portugal e vamos tentar ganhar um dos jogos que nos faltam realizar.

DESTAQUE DA SEMANA



"Hugo Chávez não é comunista"- Jerónimo de Sousa, líder do Partido Comunista, Público